👉 Na quarta-feira passada, 8 de maio de 2024, a Escola Secundária foi palco de um evento verdadeiramente especial: um encontro intercultural que encheu os corações de todos os presentes com a beleza da diversidade. Organizado pelo CQESAM no âmbito dos cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) e de Português Língua não Materna (PLNM), este evento foi uma celebração de sabores, ritmos e palavras de diferentes partes do mundo.
“Com grande honra e alegria recebemos aos nossos convidados especiais, que vieram de muito longe para fazerem desta cidade e país o seu lar, à espera que se sintam sempre bem-vindos e se sintam muito bem na nossa e agora vossa terra” : Foram as palavras do Adelino Azevedo Pinto, Diretor da Escola Secundária Alves Martins ao início deste encontro.
✔ O ambiente vibrante começou logo à entrada, onde os participantes foram recebidos com sorrisos calorosos e uma atmosfera acolhedora. Os aromas tentadores da gastronomia internacional pairavam no ar, convidando-nos a explorar uma variedade de pratos deliciosos preparados com amor e cuidado pelos nossos alunos estrangeiros.
😊 Enquanto saboreávamos essas iguarias, também nos deliciávamos com as danças e as músicas animadas que foram apresentadas pelos convidados.
Mas não foi apenas o paladar e a audição que foram agraciados nesta noite memorável. A beleza da língua portuguesa foi celebrada através de leituras emocionantes de poemas, realizadas pelos nossos talentosos alunos.
🤗 À medida que o encontro chegava ao fim, ficou claro que mais do que uma simples celebração, este evento foi um testemunho do poder da linguagem para unir pessoas de diferentes origens e culturas. Que venham mais encontros, saraus e iniciativas que promovam a diversidade e o entendimento mútuo através do português como língua de acolhimento, continuemos a abrir os nossos corações e mentes para as riquezas que a diversidade nos oferece, celebrar o que nos une como seres humanos: a nossa capacidade de compartilhar, aprender e crescer juntos, independentemente das fronteiras que nos separam.
Comments